Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

E o Economista Sou Eu

E o Economista Sou Eu

Nova nota de 20 euros

Nota 20 euros.png

 

A partir de hoje temos uma nota nova de 20 euros.

Mas antes de falarmos das alterações da nova data, deixamos um alerta dado pela GNR:

“Não existe ninguém mandatário para fazer a recolha das notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer outra instituição. Caso venha a ser abordado por alguém que alegue estar a fazer a recolha das notas de 20 euros da primeira série, contacte de imediato as autoridades, através do 112, pois poderá estar a ser vítima de uma tentativa de burla.”

A GNR apela ainda para a partilha desta informação junto dos idosos, as pessoas mais “vulneráveis” a este tipo de ilícitos.”

 

Depois do lançamento das notas de cinco e dez euros, as notas de 20 euros da nova série Europa entraram hoje em vigor.

O principal objectivo do lançamento da série Europa é garantir a segurança das notas e protegê-las da contrafacção principalmente falando das notas de 20 euros, pois é a mais falsificada em toda a Europa.

 

As cinco principais diferenças são estas:

  1. Relevo

As notas da série Europa têm uma impressão com linhas em relevo, nos cantos laterais esquerdo e direito, identificável com o toque. Ao tocar é possível sentir também o relevo no pórtico e na denominação do valor da nota, neste caso de 20 euros.

  1. Marca de água com retrato

A nova nota tem uma marca de água, em que aparece a imagem da Europa, um retrato retirado de um vaso com mais de dois mil anos, encontrado no sul de Itália, que está agora em exposição no Museu do Louvre, em Paris. Esta imagem surge no frente e verso da nota, quando colocado em contra-luz.

  1. Número esmeralda

O valor da nota está impresso num número em verde-esmeralda, que produz um efeito luminoso, com uma graduação da cor, quando a nota é colocada em contraluz ou inclinada.

  1. Holograma com retrato

Tal como as notas de cinco e dez euros da série Europa, a nova nota tem um holograma com o retrato da Europa, no canto lateral direito da nota, visível ao inclinar a nota.

  1. Janela com retrato

A nova nota de 20 euros tem um elemento adicional de segurança. É possível ver o retrato da Europa na janela que está na banda do holograma, ao inclinar e observar à luz. Esta característica nova, relativamente às notas de cinco e dez euros, é visível também no verso. Quando inclinada, a janela alterna entre o valor da nota (20 euros) e o retrato da Europa.

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

E-mail:

eoeconomistasoueu@gmail.com

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Também estamos aqui:

Follow
Todos os conteúdos presentes neste blogue são propriedade de eoeconomistasoueu.blogs.sapo.pt salvo indicação em contrário.

Pesquisar